Uber participa de edição especial de encontro de startups em Londrina

Promover o encontro de pessoas e ideias para que as coisas aconteçam em Londrina: isso é o que move o espírito Juntus. Além do compartilhamento diário no escritório, muitos eventos acontece por aqui e há dois anos o Pitch Mais é um ponto de encontro para investidores e idealizadores, promovendo o ecossistema empreendedor e das startups da cidade.

Na edição da última quinta-feira (28), o Pitch contou com a participação especial do Gabriel Petrus, gerente de políticas públicas da Uber no Brasil.  Em uma conversa com cerca de 50 pessoas, que marcou a pré-estréia da segunda unidade do Juntus, Gabriel contou que é possível que ainda esse ano a tecnologia esteja disponível para os londrinenses.

20160728_195730

Londrina será a primeira cidade do interior do Brasil – depois de Campinas – a receber as facilidades da Uber. Projetos recentes de mobilidade urbana como a Avenida Inteligente, o Superbus e o consistente parque de startups foram decisivos na escolha da cidade, segundo o gerente. “Não foi a Uber que escolheu Londrina, mas Londrina que deu condições para que pudéssemos começar a considerar a vinda para cá”, definiu.

A economia compartilhada foi um dos destaques da conversa entre Gabriel e o grupo que esteve no Juntus na noite de quinta-feira. Ele lembrou que é cada vez mais comum o compartilhamento de bens como carros e casas, a exemplo da popularidade de tecnologias como a própria Uber e Airbnb.

Os carros particulares ficam a maior parte do tempo estacionados em garagens residenciais e em endereços comerciais. Então, por que não utilizar esse ativo de uma forma mais bem aproveitada? Não precisamos ter bens, podemos compartilhar bens conforme as nossas necessidades.

Gabriel Petrus reforçou que a concorrência direta da Uber é com os carros particulares. “Queremos estimular o sujeito que anda sozinho em seu carro, e tem todos aqueles gastos mensais próprios do veículo, a utilizar o carro compartilhado. É uma economia para o bolso dele e para a cidade que a longo prazo terá menos carros nas ruas, com menos emissão de dióxido de carbono, por exemplo.” Gabriel mostrou, ainda, que em cidades onde a Uber já funciona há algum tempo, o uso do transporte público também aumentou, já que a tecnologia propõe uma mudança de comportamento e estilo de vida.

20160728_195442

O encontro foi um bate papo bem coletivo onde todos tiveram a oportunidade de perguntar, discutir e, especialmente, sugerir ideias para que a cidade possa ser beneficiada com a chegada da nova empresa.

O jornalista Marcelo Frazão, do Todos Por Um, transmitiu o evento pelas mídias e fomentou a conversa: “É interessante saber que a Uber quer trazer para Londrina uma nova forma de se transportar. É legal, também, que eles se mostraram bastante abertos em conversar com a comunidade, estabelecer laços aqui. Eles deixaram um recado muito claro de que é Londrina que vai encontrar alternativas para usar a tecnologia da melhor forma.”

A médica Aline de Souza Marquez também esteve presente e conta que a conversa já a estimulou a pensar alternativas que poderiam ser adotadas na cidade. Entre as ideias, o estímulo ao serviço Uberpool – em que os usuários da tecnologia que farão itinerários semelhantes em horários também semelhantes podem “compartilhar a carona”.

Acho que isso seria muito interessante para usar em grandes eventos, por exemplo. As pessoas poderiam se organizar com antecedência, compartilhar o itinerário e assim evitaríamos os problemas de congestionamento e de local para estacionar

Paulo Oliveira se diz empolgado com a vinda da Uber para a cidade. “Já usei em outras cidades e acho o serviço fantástico. É uma novidade que tem tudo para virar em Londrina.”

Com o envolvimento das pessoas nas propostas e novas ideias para a UBER, a apresentação das startups foi prorrogada para próxima quinta-feira, dia 04 de agosto, às 19h, no Juntus Coworking da Faria Lima. Quem tiver interesse em participar, é só acompanhar pelo site ou fanpage para se inscrever e garantir seu lugar.

 

20160728_203639

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *