Os 3 must-do para o sucesso do seu negócio nas redes sociais

coworking londrina midias sociais

O Marketing Digital voltado às Redes Sociais é hoje um dos canais mais certos de contato com o consumidor – uma maneira barata de trazer identificação no relacionamento com o cliente.

Ninguém tem dúvidas de que Facebook, Instagram, Twitter, Youtube são ferramentas indispensáveis – e de gerenciamento razoavelmente fácil, no marketing de qualquer empresa. Mas, ainda é necessário criar a consciência de que essas plataformas devem ser exploradas (e gerenciadas!) da melhor maneira possível dos pequenos empresários e startupers às grandes empresas.

O bom gerenciamento de mídias sociais para empresas segue três princípios chave, que vão ser fundamentais para você desmistificar o marketing digital e entender a importância de um gerenciamento bem executado.

Saiba o que você está fazendo.

juntus coworking midias sociais

Se existe uma verdade nessa vida é a de que ninguém nasce sabendo. A construção das habilidades que temos, nossa expertise em uma ou outra atividade vem da dedicação, do estudo e da prática. No gerenciamento de mídias, não é diferente.

Sim, nós sabemos que todo mundo tem facebook, instagram, twitter… Que são plataformas de interface amigável, cheias de recursos e presente no dia a dia, não importa a sua idade. Mas, jamais subestime o poder dessas plataformas e até onde elas podem chegar.

Não dá para gerenciar a fanpage da sua empresa como seu perfil pessoal. Por mais que seu negócio tenha personalidade e persona específicas, características que você deve explorar a fundo, o tom, a identidade e os temas abordados têm de chamar a atenção e criar conexão com seu consumidor. Não saber o que você está fazendo, ou o que seu cliente quer que você faça, pode ser perigoso para o seu negócio e criar uma reputação ruim para sua marca.

O bom conhecimento de suas funções e ferramentas é o primeiro princípio para você tirar o máximo das suas mídias. Recursos relacionados a propaganda, anúncios, tabelas de informação, horários de postagem, ângulo de fotos, número de caracteres de uma descrição ou promoções – não importa o que você quer fazer, alguém já encontrou uma maneira mais fácil, mais barata e mais rentável. Ou quem sabe você vai descobri-la, mas para que isso aconteça, tem que conhecer as outras formas possíveis. Saber mais sobre o seu segmento e qual é o comportamento dos seus clientes na internet, também é essencial para uma eficiente delimitação de abordagem.

Planeje seus passos.

juntus coworking midias sociais

O diferencial do gerenciamento profissional é o planejamento. Temática, datas, informações, textos – organize de maneira inteligente seu conteúdo, para que ele tenha uma linha lógica, que faça sentido para sua marca e para o seu consumidor.

Posts deslocados, que não seguem a identidade antes escolhida fazem mal à saúde da marca e deixam seus consumidores confusos. O planejamento também nos impede de ficar muito tempo sem fazer posts – o que impede os longos períodos sem movimentação nos perfis.

É sempre bom lembrar que a peridiocidade com que você faz os posts é mais importante do que a “intensidade” com que eles acontecem. Ter um calendário semanal ou mensal consistente é um princípio indispensável no gerenciamento profissional das suas mídias.

Análise! Análise! Análise!

juntus coworking midias sociais

Hoje, as redes sociais estão totalmente adaptadas para os negócios (quase todas as plataformas têm uma versão especial para business) e você deve usar a isso a seu favor.

Para conseguir os melhores resultados, é necessário arriscar, analisar, adaptar e fazer. Essa é, sem dúvidas, a melhor estratégia para se descobrir qual a melhor abordagem e o que vai te trazer mais resultados.

A análise deve vir em todos os passos – na escolha das temáticas, dos horários, da intensidade e periodicidade dos posts. Mas ela é essencial quando estamos falando dos anúncios, o cuidado na escolha de cada um dos tópicos é o que faz a diferença entre um anúncio bem posicionado e eficiente e um post que só vai fazer você gastar dinheiro.

Use a abas de insights do Facebook, baixe aplicativos que analisam sua conta no instagram, siga de perto as métricas do seu twitter e Google Analytics para o seu site. Os dados são seus melhores amigos na hora de montar uma estratégia consistente e eficaz.

juntus coworking midias sociais

Pronto! Se atente a essas três pedras fundamentais do gerenciamento de mídias e não tem como você se perder. Use a abuse do poder das ferramentas online, das mídias sociais, do conteúdo que já está aí pra você consultar. Estude, pratique, arrisque, analise, adapte e faça!
Bom gerenciamento pra você! ☺

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *