O que é uma startup?

px1170

Em dezembro de 2011, um amigo me enviou uma mensagem através do Facebook: “Henrique um amigo meu está montando uma Startup, precisa de uma equipe e você é uma pessoa ideal para fazer parte dela. Aqui está o contato, troquem ideias e façam isso acontecer”.

Fiquei super animado, mas tinha um problema: eu não sabia o que era uma Startup.

Como 99% dos curiosos, pesquisei no Google e me deparei com N definições, algumas bem confusas, outras objetivas demais, mas a maioria definia como projetos de alto impacto. Fiquei ainda mais curioso, analista de sistemas por formação, trabalho comercialmente com desenvolvimento para web há 10 anos, já fazia meus primeiros rabiscos desde 2000, quando a internet ainda engatinhava no Brasil e projetos de alto impacto, voltados para tecnologia, soaram como palavras mágicas pra mim.

Participei de algumas reuniões desse projeto, acabei não seguindo em frente, mas descobri algo muito importante: eu também tinha um projeto que poderia ser classificado como uma Startup.

Sabe aquele projeto que você tem na gaveta? Será que ele não está precisando de um empurrãozinho?

Um projeto que estava na gaveta e ficava sempre para depois, um projeto que precisava de um empurrãozinho, de um proposito maior e uma equipe disciplinada. Decidi fazer exatamente o que meu amigo tinha feito e assim como fui convidado para participar de uma Startup, vi que eu poderia fazer o mesmo, montar minha equipe com as pessoas que eu confiava.

Vasculhei em meu círculo à procura de pessoas que pudessem impactar comigo, a difícil tarefa de propor trabalho sem remuneração, por algo que poderia demorar anos e no final, nem sair do papel – uma aventura para poucos. Lembrei de uma pessoa de grande potencial, tanto para acreditar e fazer parte da equipe, quanto em talento: um amigo há mais de 10 anos, que eu só encontrava em happy-hours, para jogar conversa fora, falar de negócios, carreira profissional e tecnologia. Dito e feito, em apenas algumas horas, definimos as tarefas iniciais, dividimos as responsabilidades e competências. Nascia o Entreinaweb.

Estamos há 2 anos desenvolvendo nossa Startup. Foram muitas reuniões, muito trabalho, muita evolução, pesquisas de mercado, fazer, testar, modificar, escutar o que o mercado diz. Tudo feito diariamente e hoje temos um produto inovador, que impacta a realidade de pequenas empresas.

Mas afinal, o que é uma Startup? Na minha opinião, podemos resumir o conceito em: “É um projeto que possui uma equipe enxuta, multidisciplinar, que sonha alto para impactar milhares ou até mesmo milhões de pessoas e negócios. Um algo a mais que faz toda a diferença. O que nos motiva todas as manhãs, que faz as adversidades se tornarem simples etapas para alcançar o sucesso”.

E você? Sabe aquele projeto que você tem na gaveta? Será que ele não está precisando de um empurrãozinho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *