Juntus na MAI

Da esquerda para a direita: Gláucia, Karyme, Silvia, Flávia e Claudia (à frente)
Claudia Cardoso, Gláucia Ito, Flávia Bounassar, Karyme Borba e Silvia Takahashi compartilham um dom: a arquitetura. Essa era uma das poucas coisas que tinham em comum, além do fato de seus escritórios ficarem no Juntus. Foi a aproximação de Alexandra Santos, fundadora do espaço, que instigou-as a pensar no potencial que poderiam ter ao trabalharem juntas.

A Mostra de Arquitetura de Interiores (MAI), que acontecerá de 31 de outubro a 27 de novembro, é uma oportunidade para profissionais exporem seus trabalhos. Em um terreno de cerca de 9.000 m², serão projetados e decorados 35 espaços. Com o apoio do Juntus, as cinco arquitetas se juntaram e decidiram fazer um “mini escritório compartilhado” para mostrar a ideia e as funcionalidades dos espaços de coworking.

Decidido o projeto,  era hora de colocá-lo em prática: organizar a estrutura, pensar na decoração, conversar com fornecedores. Silvia explica que a construção será em steel frame, como se vê nas casas americanas: um perfil metálico, com chapa de placa, isolamento térmico por dentro. “É uma construção limpa, racional, sem entulhos e muito mais rápida.” É importante que a composição considere os produtos que cada uma quer mostrar: Karyme trabalha com móveis funcionais e Claudia é designer de interiores, por exemplo. Além disso, o espaço terá uma estrutura com cabos de aço para cartões de visita, mesas em formatos diferentes para que as pessoas possam juntá-las ou usá-las separadamente e uma galeria com quadros de artistas locais.

Planta baixa do projeto criado pelas arquitetas
Durante a MAI, Claudia, Gláucia, Flávia, Karyme e Silvia planejaram, ao lado do Juntus, uma agenda de bate-papos às segundas e quartas. Os temas pertencem à esfera do empreendedorismo e os encontros, que aconteceram das 19h30 às 20h30, têm o intuito de aproximar os participantes da realidade vivida pelos coworkers. Confira a programação completa:

 

> 13/11: #Planners – São o lado mais racional. Sem eles, nenhum negócio vai pra frente! Eles organizam, contabilizam e entendem do mercado:

– Raíssa Freitas – Otimizzi

– Fernando Queiroz

– Luis Outi – Programa Aplicação

> 20/11: #Lovers – Para os lovers, se o trabalho não vier com amor, não serve. Dão ouvidos ao que faz o coração vibrar e não tem medo de se jogar!

– Thamar Almeida – Green4Food

– Duarte – Duarte Pães Artesanais

– Priscila Cantú – Forno Padaria Artesanal

> 22/11: #Criativos – Criativos veem o mundo de um jeito diferente: pensam fora da caixa e se divertem! Os convidados são artísticos e digitais:

– Jessica Fahl – Eureka!

– Jean Curti

– Ton Vincentini

> 27/11: #Sonhadores – Os sonhadores, acima de tudo, acreditam que vai dar certo! Quem representa este time é o grupo de arquitetas responsáveis pelo projeto Juntus na MAI:

> Karyme Borba – SmartOffice

> Silvia Takahashi – Laeken

> Flávia Bounassar

> Gláucia Ito

Claudia Cardoso – Ambientare

A confirmar: #Makers

Makers acreditam em colocar a mão na massa, fazer acontecer e sentir-se responsável pelas mudanças que queremos. Os convidados são coaches que, mais do que ninguém, sabem a importância daqueles que fazem!

– Cinthia Erika – Retoricamente

– Samuel Castilho

– Eduardo Lima

> A confirmar: #Netweavers – Netweavers são especialistas em conectar os pontos e tecer uma rede com as habilidades de se comunicar, relacionar, unir. As convidadas experienciam no dia-a-dia os desafios e poder da comunicação:

– Chris Mattos – TP1 Londrina

– Nicole Khouri – KÛK Comunicação

– Renata Fávero – Juntus Coworking

A confirmar: #Inovadores – Inovadores enxergam longe e acreditam na interação de tecnologia e novas organizações sociais e de trabalho. Os convidados respiram startups:

– Ravi Gama – Founder Institute Londrina – Maringá

– Carlos Vínicius Leite – Movimento Startup Londrina

Os patrocinadores oficiais do espaço das arquitetas são Juntus Coworking, Smart Office e Ambientare. Os fornecedores são Espaço Smart, AGS Gesso, BMaxx, Julio Pisos, Mr. Handy, Santa Maria Suprimentos, Progetto Mobile, Digitus Informação, Projetto Movelaria, Demareze, Domum Collection, Grafftex, Art & Luz, Tarkett, Baezza, Natuzzi e AZ3 Móveis.

As obras expostas no espaço são de João Werner, Cássio Onohara, Crown Estúdio, Cláudio da Costa, Geisel Campos e Rosana de Andrade.

 

A MAI fica na Rua Odécio Símino, 6, e ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h. Aos sábados ficará aberta das 11h às 22h. No domingo e nos feriados funcionará das 11h às 20h. A entrada estará livre para maiores de 16 anos e os menores devem estar acompanhados por seus pais. Parte do custo do ingresso será revertido para trabalhos sociais. A entrada inteira custa R$ 10,00 e a meia R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível.