Inovação: afinal, o que é Visual Merchandising?

Sabe quando entramos em uma loja ou um restaurante e nos sentimos totalmente envolvidos por aquele lugar? Pode ser através do cheiro, da música, da ambientação… O ambiente consegue transmitir um estilo de vida, uma “vibe”, um ar diferente do que existe da porta pra fora. Isto nada mais é, que um lugar que aplica técnicas de Visual Merchandising.

Muitas pessoas ouvem falar desse termo e acabam não sabendo o real significado da junção dessas duas palavrinhas que fazem toda a diferença dentro de um ponto de venda, independente do produto ofertado.

Resumindo de forma clara, o Visual Merchandising é considerado uma estratégia na área do Marketing, na qual o ponto de venda é trabalhado com o seguinte objetivo: criar identidade e personalidade para a marca através do layout, decoração, design e disposição dos produtos.

A estratégia pode ser aplicada em qualquer espaço que queira passar sua identidade a quem frequenta o espaço, seja em lojas do varejo, restaurantes, mercados, bares, escritórios, qualquer lugar que venda um produto ou serviço.

Os produtos certos são agrupados e valorizados, as cores são separadas ou se complementam, a música é relaxante e o tempo passa sem que as pessoas percebam. O cheiro deixa com mais fome, a luz é aconchegante, a disposição dos produtos faz surgir novas ideias de como eles podem ser usados, parece que o mundo lá fora não existe…

Como funciona

Existem várias técnicas a serem aplicadas e elas dependem, claro, do tipo de produto que é vendido. Porém, o importante é que todos eles sejam valorizados sem exceção e as técnicas estejam presentes desde a fachada ou vitrine do lugar até aquele último cantinho que as vezes fica de lado, mas que se for planejado com uma decoração especial, pode fazer o maior sucesso.

Imagina só se esse mercado simplesmente colocasse os produtos em prateleiras ou cestos um ao lado do outro?Visual Merchandising

Ou no caso deste restaurante, apesar do cenário colaborar muito, imagine se fossem colocadas mesas e cadeiras simples, de qualquer forma em qualquer lugar, sem vasos, sem almofadas, sem carinho. Ele seria um restaurante normal, não?visual merchandising

E o porquê disso tudo? Quem é que não quer comprar, comer ou trabalhar em um lugar único, onde você sente que tudo é mantido com carinho e cuidado especialmente para você?

Um ótimo exercício é começar a reparar nos lugares que valorizam seus produtos e a forma como fazem isso. A diferença se reflete não só na satisfação dos clientes, mas também no resultado das vendas.

visual merchandising

Fotos: Nuevo-estilo, Pinterest, Farm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *