Guia Editorial: dicas para caminharmos #juntus

Oi! Tudo bem?

Se você chegou até aqui é porque compartilha do nosso propósito de fazer um mundo melhor para todas as pessoas através do empreendedorismo, criatividade e colaboração.

Uma das principais formas de fazê-lo é através da comunicação: vamos dividir experiências, crescer #juntus e multiplicar conhecimento. Esse é nosso jeito de ser!

Suas ideias, artigos, publicações e/ou relatos podem ser divulgados em vários canais:

  1. no nosso blog
  2. no jornalzinho mensal, o ConstruindoJuntus
  3. nas nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn, etc.)
  4. no nosso mailing

Nesses ambientes registramos tudo que acontece, como um grande diário da viagem fantástica que fazemos e que conecta pessoas e negócios.

Você faz parte dessa história e com certeza tem muito a contar.

É isso! Vamos lá?


O BLOG DO JUNTUS

Nosso blog é coletivo. Não é a voz apenas de uma pessoa ou de um grupo, mas de qualquer um que faz parte desse movimento colaborativo, empreendedor e criativo.

Inicialmente, dividimos os temas do blog em categorias para facilitar o entendimento dos assuntos que são encontrados nos posts. Isso é inicial mesmo – no futuro, podemos ter mais categorias, caso seja necessário.

Projetos

Nesta categoria você conhecerá iniciativas incríveis que nasceram dentro do Juntus ou que abrigamos aqui porque rimam muito com nosso jeito de ser.

Cotidiano

Causos e coisas interessantes que acontecem na rotina do Juntus – que, de rotina, não tem nada.

Encontros

A cada mês preparamos uma agenda especial com bate-papos, palestras, oficinas e muito networking. Antes ou depois de cada evento escrevemos posts para contar mais sobre o que pode esperar e/ou o que aconteceu.

Pessoas

Hoje somamos mais de 100 empreendimentos em uma rede que compartilha, além de estrutura física, histórias, negócios, aprendizados e experiências. Mas esses empreendimentos são frutos do empenho de pessoas. Nos posts do blog você conhecerá melhor o perfil desses empreendedores, agitadores e coworkers que frequentam nossa casa.

Opinião

Nesses posts o autor faz um artigo livre no qual expõe suas ideias ou ponto de vista. Qualquer tema dentro do universo empreendedor é válido.

Ideias

Viu um vídeo interessante? Tem uma reflexão legal para compartilhar? Um projeto novo para entrar no ar? Este é o tipo de post ideal. Novas ideias alimentam nossa criatividade sempre!

Juntus por aí

Alguns dos empreendedores que frequentam o Juntus não ficam só em Londrina – viajam muito a trabalho, de férias, por crescimento pessoal. Nesses posts conheceremos essas jornadas, como um evento interessante em que alguém marcou presença ou um relato daquela fantástica viagem.


JORNAL CONSTRUINDOJUNTUS

Um jornalzinho físico mesmo, daqueles para a gente rabiscar, colecionar e guardar!

Ele circula mensalmente entre os coworkers – hoje somos mais de 150 membros – e é mais uma forma se informar sobre a agenda de eventos, aniversariantes, dicas e, é claro, sobre o Juntus e o universo coworking.

Aqui as seções também podem mudar de uma edição para  outra – vamos adorar ouvir suas ideias para deixar tudo mais bacana. Se ainda não conhece o jornal, peça uma edição para alguém do nosso time 🙂

Meu texto no jornal

Quer publicar um texto no jornalzinho? Você pode, sim, é claro – mas temos alguns combinados para que fique de acordo com nossa proposta:

ORIGINALIDADE: queremos ser o primeiro canal a divulgar seu conteúdo: isso significa que não publicaremos nada que já tenha sido postado na internet ou em outras mídias – se este for o caso, poderemos divulgar o link no Facebook ou LinkedIn, por exemplo.

TAMANHO: os textos devem ter entre no máximo 1.500 caracteres, ou seja, não devem ser muito grandes.

LINGUAGEM: temos uma rede muito diversificada, então, é bom caprichar em palavras que sejam acessíveis a todos. Quanto mais simples e direto, mais gente vai entender.

CONTEÚDO: se está com vontade de escrever, mas não sabe bem o que ainda, que tal compartilhar dicas, o significado de um conceito ou tendências da sua área? Lembre-se de que o jornal é mensal, ou seja, procure escolher temas que não se esgotam em poucos dias.

Meu evento no jornal

Se você participou de um evento legal aqui no Juntus e/ou realizou seu próprio workshop/palestra/oficina e quer contar um pouquinho mais sobre isso, fique à vontade! Escreva um textinho introdutório curto e mande fotos pra gente.

Se o seu evento ainda vai rolar, vale também, é claro!

Minha logo no jornal

Tem várias maneiras de saberem que você faz parte do Juntus, e publicar sua logo no nosso jornal é mais uma delas. É gratuito! E seu serviço pode ser exatamente o que alguém daqui está precisando. Se você ainda não mandou a sua, corre!


NOSSAS REDES SOCIAIS

Além das mídias já citadas, o Juntus está presente em outras redes nas quais você pode compartilhar conteúdo, como o Facebook, o LinkedIn e, é claro, nosso mailing. Por lá, disponibilizaremos os links de textos publicados em outros sites. Não se esqueça de que os assuntos precisam ser pertinentes à nossa realidade, a de um escritório compartilhado que reinventa diariamente a maneira de trabalhar.

Nossa página do Facebook tem mais de 6.000 curtidas e nosso LinkedIn tem cerca de 150 seguidores. Trabalhamos sempre #juntus para que estes números cresçam e acreditamos que conteúdos interessantes nos ajudam ainda mais.

Você também pode divulgar, nas nossas redes, seu evento realizado no Juntus. Palestras, workshops, oficinas e reuniões abertas ao público são muito bem-vindos. Nos envie uma breve descrição do evento, datas e horários.  

Não se esqueça de que temos um planejamento de posts e publicações e os textos são postados de acordo com nossa agenda. Vale lembrar também que o Facebook e o LinkedIn são redes sociais com públicos alvos diferentes: o Face é mais descontraído e permite uma linguagem informal, enquanto o LinkedIn é voltado para negócios, contatos comerciais e de trabalho. 


NOSSO MAILING

Nosso mailing é dividido em três conceitos – e, portanto, três e-mails – diferentes enviados quinzenalmente para cerca de 4.900 contatos. Confira quais são estes conceitos:

Think Tank – Doses provocativas para pensar fora da caixa: No Think Tank, mostramos dicas de vídeos, aplicativos, livros e qualquer coisa que coloque nossa cachola para funcionar e nos ajude a pensar diferente. A ideia é encontrar e compartilhar alternativas para tudo que é tradicional.

Call to Action – Conectar pessoas. Impulsionar negócios: O Call to Action é essencialmente comercial. É nele que explicamos os planos que oferecemos, as vantagens de ser coworker e qualquer informação pertinente ao universo dos negócios que fazemos #juntus.

Insights – Ressignificar o trabalho. Transformar o mundo: Aqui vão as informações pertinentes ao universo do coworking e do networking. O que diz respeito ao trabalho, como novidades nas formas de trabalhar ou hábitos infalíveis para uma rotina mais produtiva, são insights que queremos compartilhar.


DIQUINHAS PARA ESCREVER  

Entendemos que escrever nem sempre é uma tarefa fácil.

Temos nossas atividades diárias em paralelo, além de possíveis dificuldades em tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar a dar o start no seu texto.

Faça uma análise do que você quer escrever

Antes de tudo, pense: o que você sabe a respeito do que pretende escrever? Responder a essa pergunta acaba com qualquer bloqueio. Às vezes não fazemos isso porque ficamos frustrados por tomar consciência de que não conhecemos o assunto tanto quanto gostaríamos ou deveríamos. E tudo bem – somos humanos e temos limitações.

O domínio do conteúdo, no entanto, seja qual ele for, é essencial para que sua escrita seja clara e honesta com o leitor. Não tenha medo dessa análise. No final das contas, é muito melhor se conhecer bem e saber o que você pode fazer.

Não escreva antes de “desenhar” sua estrutura!

Depois que você dominou o conteúdo, já podemos pensar na estrutura. Muita gente tem problema em começar um texto porque não tem uma visão “panorâmica” do que pretende fazer. Isso pode resultar em um texto meio à deriva, com ideias que não estão organizadas. Você resolve esse problema estruturando-as.

Como fazer isso? Dividir sua linha de pensamento no texto ajuda um bocado. Por exemplo, uma das formas mais interessantes de começar é “desenhar” um texto – sim, desenhar! Suponha que seu texto tenha 3 ideias principais a passar. Essas ideias podem ser seções diferentes – mas você não começa escrevendo da primeira à última, e sim listando-as, como se você fizesse primeiro o organograma de uma empresa, e depois o detalhamento das responsabilidades de cada pessoa.

Você pode, inclusive, enumerar esses tópicos para dar ordem ao fluxo do que você quer transmitir no texto. Com isso, você terá uma estrutura de raciocínio mais clara e completa, e não somente um agregado de ideias.

O visual é importante

Somos seres imagéticos. Qualquer estímulo visual nos ajuda a captar mais a atenção e a entender melhor a mensagem por trás de um texto. Use imagens que complementam as palavras e ajudam a passar sua mensagem. Mas cuidado: sempre cite a fonte das suas imagens. Não faremos uso comercial delas.

Outro item bacana é usar de tabelas e infográficos no seu post, quando for relevante, ou mesmo vídeos no YouTube ou Facebook. Recursos visuais são sempre bem-vindos.

Estilos de construção de um texto

No caso do blog do Juntus, o estilo de construção do seu texto é livre. Você pode contar uma história, motivar um debate, explicar um problema – depende do seu conhecimento. Mas caso você esteja perdido sobre que estilo seguir, aqui vão alguns exemplos que cabem muito bem em um post para nosso blog.

Afirmações

Seu objetivo é confirmar uma linha de pensamento? Então construa seu texto de forma afirmativa. Pode ser uma afirmação, ou várias, que embasam sua opinião. Por exemplo: “Levantamentos econômicos apontam que é um bom momento para investir em fundos de renda fixa”.

Perguntas

Seu objetivo é trazer os leitores para refletir junto com você em uma pergunta que ainda não tem resposta? Traga o questionamento para o texto! Pode ser sobre um problema que você enfrenta no seu negócio ou uma dúvida. Você pode, inclusive, desenvolver o texto de forma a responder a essa pergunta.

Pontos de vista diferentes

Seu objetivo é confrontar ideias para trazer uma nova reflexão? Detalhe os pontos de vista que você conhece! A conclusão pode ser sua ou dos leitores, através dos comentários.

Relatos pessoais

Seu ponto de vista é único e sua jornada também. Como numa história de um livro, você pode contar num post o que viu, o que viveu, o que passou – e o que aprendeu com isso.


LEMBRE-SE: Envie seu texto para muito@junt.us e deixe que nosso time cuide do resto. Leremos tudo com calma, adequaremos as imagens escolhidas, revisaremos tudinho e publicaremos na mídia escolhida! 🙂