Por que não produzir os próprios cosméticos?

conteudo

Estamos vivenciando um momento de despertar de consciência em que grande parte da sociedade está ampliando seus conhecimentos e adquirindo mudanças comportamentais em busca de qualidade de vida verdadeira. A mudança de hábito de consumo é o ponto de partida necessário para quem busca ser mais saudável. Nossas escolhas como consumidores repercutem e interferem na qualidade de vida dos outros, na economia e no meio ambiente, pois estamos interligados a tudo isso. É necessário se conscientizar da importância e responsabilidade que cada um de nós temos perante o mundo, considerando que condutas individuais refletem diretamente no coletivo. Por exemplo, se escolhemos comprar alimentos orgânicos, contribuímos com a nossa saúde, com a agricultura familiar – que representa 90% da produção orgânica brasileira-, com um sistema produtivo que respeita o meio ambiente e preserva a biodoversidade, o que torna a alimentação além de um ato biológico, um ato político e ambiental já que boicota a produção e o consumo de agrotóxicos. Aos poucos essas escolhas se estendem também aos produtos cosméticos pessoais e produtos de limpeza para a casa, que já são crescentes no mercado.

Imagine a transformação pessoal que acontece quando, ao invés de comprar você possa produzir seus cosméticos pessoais e materiais de limpeza? Esse é o objetivo da Cosmética Viva que representa uma filosofia de vida que utiliza recursos naturais para conceitos de saúde, beleza, sustentabilidade e autogestão familiar. É uma opção natural e saudável que tem como base a Aromaterapia, um ramo da Fitoterapia que envolve o uso de óleos essenciais, que são substâncias naturais extraídas de várias partes das plantas, com alto poder terapêutico, sendo utilizados por meio de massagens com óleos medicinais, escalda pés, cremes, pomadas, aromatizadores entre outros métodos. Tem grande receptividade como terapia complementar a outras terapias e tratamentos. Sua ação terapêutica é comprovada e age na busca de equilíbrio físico, mental e emocional, melhorando assim a qualidade de vida de forma sutil e natural.

Na cosmética viva utilizamos como lema a frase: “Só coloque na pele o que puder colocar na boca” e mostramos em oficinas práticas e consultoria personalizada como isso é possível no dia a dia. Temos o propósito de despertar mudanças de paradigmas sobre as necessidades impostas pela sociedade referente ao cuidado com o nosso corpo, nossa casa e meio ambiente. Desmistificamos e oferecemos a proposta de feituras com suas próprias mãos cosméticos e produtos de limpeza, feitos com simplicidade e conhecimento sobre os componentes naturais e suas propriedades medicinais para resgatar a relação com a natureza, encontrando nela as respostas para esses cuidados de maneira sustentável.

A produção própria também envolve o empoderamento social e o resgate do fazer artesanal presente em todos nós, e possibilita a reflexão sobre os impactos causados por muitos ingredientes químicos presentes nos cosméticos convencionais, além de fazer uma íntima relação da indústria cosmética convencional com impactos ambientais e culturais.  As simples palavras de sabedoria do mestre Mahatma Gandhi refletem a necessidade atual da sociedade: “Seja você a mudança que deseja para o mundo”.

Site: http://www.cosmeticaviva.org

Contato: atendimento@cosmeticaviva.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *