Como despertar o protagonismo e atingir objetivos em sua vida

Diversas pessoas vivem, nos dias de hoje, com profunda “sensação de desequilíbrio”. Alguns indivíduos se destacam na área profissional, mas vivem constantes crises conjugais; outros procuram vivenciar ao máximo a experiência familiar, mas acabam deixando de lado o lazer, por exemplo. Outra possibilidade, talvez, refere-se àquelas pessoas que focam os relacionamentos íntimos, deixando o emocional fortemente abalado. Como viver, então, nos dias de hoje – dias esses tão acelerados e exaustivos – de forma equilibrada? O que é, no fim das contas, equilíbrio? Ele é possível?

Trabalhamos, na Due Coaching & Consultoria, com duas premissas básicas: a necessidade de protagonismo e a perspectiva de que todos possuem as “peças” básicas e necessárias para atingir seus objetivos.

puzzle 02
Coaches Caio Rosa e Edneli Costa, da Due, no workshop Puzzle You: Desperte o Protagonismo em sua Vida.

Entendemos, basicamente, que pessoas que exercem o protagonismo em suas vidas são aquelas que, ao invés de apenas responderem aos quase infinitos estímulos apresentados, agem de forma consciente e planejada. Elas têm muito claro quais são suas áreas de interesse, seus objetivos e desejos. Agem, portanto, de forma pensada e “presente”, de modo a aumentar as chances de realização.

E as tais peças básicas?

Em muitos casos, mesmo sem ajuda de um profissional, é possível organizarmos nossa vida. No entanto, são raras as vezes em que realmente nos debruçamos sobre as questões que nos incomodam e, com alto grau de energia e determinação, nos dedicamos a resolvê-las.

Se por acaso topar este desafio, sugerimos o seguinte:

Antes de qualquer coisa, lembre-se que a vida é composta de várias áreas. Pra você que “apenas” trabalha, ou “somente” cuida da família, vive uma vida de festas ou, então, é obcecado por controles financeiros, pergunte-se: como está todo o resto?

Será que estou investindo todo o tempo e energia em um determinado setor e esquecendo os demais? Perceber que a vida é algo complexo, rico e cheio de possibilidades é uma grande DESCOBERTA.

Defina, neste momento, quais são suas demais áreas de interesse.

pzzle 03

Como vai seu lazer? Como vai sua espiritualidade? Sua saúde física e mental? Entre todas estas possíveis áreas de melhoria, dar atenção especial a qual delas traria maior impacto positivo em sua vida?

É bem possível que uma pessoa que leve seu foco para saúde, por exemplo, tenha uma significativa melhora em todas as demais áreas. Reviver a tranquilidade e harmonia familiar poderia, também, impactar positivamente todo o resto.

Este é, portanto, o momento de ESCOLHER um setor e, com toda a energia possível, se entregar ao trabalho de “reconstrução”. Para que isso seja bastante efetivo, é imprescindível entender a real motivação por trás desta busca. “Arrumar” esta área lhe proporcionará o que? Quais serão as sensações alcançadas? O que isso irá lhe proporcionar? Isso aumenta, e muito, o seu “gás” nesta jornada.

Muitos pulam daqui para a ação. E isso, caro leitor, pode ser um grande erro.

É hora de ORGANIZAR. Logo após definir em qual área você trabalhará, é importante, obviamente, definir qual será o resultado perseguido, ou seja, o que você quer atingir. Seja bastante específico e claro ao descrever seus sonhos nesta área. É imprescindível que a meta em questão seja suficientemente clara para que você perceba seu progresso, e claro, seu alcance.

Defina um prazo e mãos a obra: quais serão suas ações mês a mês, semana a semana, até o momento em que, finalmente, você alcançou o tão almejado resultado.

Dica bacana: após definir o prazo, comece o trabalho de descrição das atividades mensais pelo último mês e siga o contrário da ordem cronológica.

Por exemplo, se sua meta será atingida em Dezembro, defina as ações de Novembro, depois Outubro, Setembro e assim sucessivamente. Isso destrava todos os “como?”. Feito isso, coloque tudo no papel. Tudo tem que estar muito claro de modo que você possa sempre recordas as ações necessárias.

O que temos, então, neste momento?

Descobrimos que uma atuação protagonista aumenta muito a chance de alcançarmos nossos resultados. Percebemos que a vida constitui-se de várias áreas e escolhemos nos envolver com aquela em que uma eventual melhora, traria grande impacto positivo. Definimos o que seria um bom resultado e ORGANIZAMOS as ações para os meses seguintes.

puzzle 01

Agora sim, finalmente, é hora de partir para o FAZER, nossa última peça. Nem antes, nem depois. O momento de FAZER É agora! Inicie com ações simples, de modo que os primeiros pequenos sucessos sejam fonte de motivação e confiança para os desafios vindouros.

Comprometa-se com as ações da primeira semana, da segunda, da terceira. Lembre-se da importância desta jornada e do que ela irá lhe proporcionar. Garanto, não haverá arrependimento.

Se você gostou dessa tema, acompanhe nossa página no Facebook. Tem sempre dicas, vídeos e, em breve, novos workshops para você ser o mestre da sua própria vida 😉