Candidatos a prefeito de Londrina encaram o Pitch de Ideias

pitch-geral

Sete dos oito candidatos a prefeito de Londrina estiveram no Juntus Coworking nesta quinta-feira (22) para apresentar suas propostas sobre como estimular e desenvolver o empreendedorismo na cidade. Eles participaram da edição especial do Pitch de Ideias, um formato diferente do que os políticos estão acostumados a encarar.

Ao contrário dos tradicionais debates, desta vez cada candidato contou com 15 minutos totais de conversa: cinco para apresentar ideias, mais cinco para responder a perguntas da plateia e, também, de quem participou via mídias sociais, e outros cinco para responder perguntas pontuais feitas por uma banca formada por quem tem experiência em empreender.

Além das cerca de 50 pessoas que acompanharam de forma presencial, o Pitch foi transmitido simultaneamente em três canais digitais:

  • Youtube do Juntus Coworking
  • Facebook Live do Todos por Um (TP1)
  • Periscope/Twitter do Odair Contador

No total, mais de mil pessoas acompanharam ao vivo o evento que já está disponível nesses canais.

pitch-equipe

A ordem das apresentações foi definida por um sorteio presencial. O primeiro candidato a abrir a rodada foi Valter Orsi (PSDB). Em seguida, foi a vez de Sandra Graça (PRB), André Trindade (PPS), Luciano Odebrecht (PMN), Marcelo Belinati (PP), Odarlone Orente (PT) e Flavia Romagnoli (REDE). O candidato pelo Psol, Paulo Silva chegou a confirmar a presença no Pitch de Ideias, mas comunicou que não compareceria pouco antes do início do evento.

Para o Juntus o encontro de hoje foi uma oportunidade única de estimular os candidatos e empreendedores a se verem mais e trabalharem mais juntos. Quisemos fugir do modelo: expectativa do ouvinte X excesso de demandas para o candidato. Acreditamos que tudo pode ser diferente. Foi incrível sentarmos juntos com os candidatos, entender como eles pensam e compartilhar nosso ponto de vista, ressalta a fundadora do coworking, Alexandra Yusiasu dos Santos.

Compromisso com o empreendedorismo registrado pelo canal Vai lá e Faz

A edição especial deste Pitch com os candidatos a prefeito ocorreu graças a cooperação de pessoas que trabalham com e pelo empreendedorismo. O movimento Startup Londrina, o Todos por Um e o Juntus foram os responsáveis pela realização do evento desta quinta. A cobertura ficou com a Amida Agência de Conteúdo. Mas a ideia surgiu graças ao estímulo do Endeavor Brasil, que se uniu a mais de 50 organizações de todo o país para colocar o empreendedorismo na agenda dos candidatos a prefeito das principais cidades brasileiras. A campanha ganhou o nome de “+Empreendedores +Empregos”, visite a página, conheça o compromisso e veja as cidades que já aderiram.

Por isso, além da conversa dentro do formato de pitch, os sete candidatos também registraram em vídeos individuais seus compromissos com o empreendedorismo. Os vídeos foram produzidos pelo canal londrinense Vai lá e Faz e em breve estarão disponíveis na página oficial. “Cada um dos candidatos fez um vídeo de dois minutos de duração em que assumiram os compromissos propostos pela Endeavor”, explica Rui Barboza.

Os compromissos são:

  1. fazer um governo mais fácil e com menos burocracia, a começar pela diminuição do tempo de abertura de empresas para cinco dias (atualmente demora 129 dias, em Londrina);
  2. um governo que trabalha junto com o empreendedor e que tem como meta a criação de um programa de inovação aberta para resolver grandes problemas públicos;
  3. um governo liderado por um prefeito que levanta a bandeira da causa, visitando empreendedores uma vez por mês e disseminando bons exemplos na mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *