A retrospectiva 2015 do Juntus foi linda!

00Seria lindo se tivéssemos um infográfico para contar tudo que aconteceu no Juntus esse ano; melhor ainda seria um vídeo para mostrar a verdade nas relações que experimentamos no nosso dia-a-dia.

Mas quando montei a lista da retrospectiva, vi que seria mesmo esse o modelo ideal para facilitar o entendimento do que somos. Encara até o fim?

MOVIMENTOS

Não faltou o que fazer coletivamente. O Startup Londrina continuou com os encontros mensais para o Pitch de Ideias, mas com gostinho especial: tivemos sessão exclusiva com investidores e outra na versão Kids com idéias que vieram realmente para melhorar o mundo. Colocamos holofote no assunto da Cozinha Colaborativa e acolhemos um projeto piloto por 2 meses. O Projeto Soul veio para garantir um tempinho coletivo para falar de carreira e escolhas, e nossos sábados passaram a trazer mais significado. Do nosso grupo de startupeiros “acelerados” nasceu o Setupers – grupo de startups que decidiu pensar colaborativamente para ir além.

Também foi um ano de reconhecimentos. O Movimento ELA (Empreendedoras Londrineses em Ação) foi indicado para o prêmio Ozires Silva e fomos para Curitiba representar Londrina ao lado de gigantes de todo o Brasil. Convidamos a cidade para conversar sobre Economia Criativa, participamos do bate-papo no 2º Encontro de Economia Criativa da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná e Ministério da Cultura e, além disto, tivemos a alegria de realizar um evento no SESC Cadeião, com microfone aberto onde talentos, anseios e sonhos foram compartilhados.

EVENTOS

eventos-juntus2

Difícil listar tudo o que aconteceu aqui e fora daqui, afinal, a gente gosta de se envolver numa porção de coisas. Por isso segura aí que a lista é grande:

  • Lançamos um workshop para acelerar os negócios por aqui e conseguimos ajudar tanta gente que, antes do ano acabar, já tivemos outras 3 turmas (duas delas em São Paulo), além da versão ”Mentoria Individual” que vem enchendo a casa toda sexta-feira.
  • O Coding Dojo continua se estruturando e crescendo e, na versão 2015, ganhou um “Sensei” que é quem, nos primeiros 15 min, dá orientações gerais sobre a linguagem de programação escolhida para o desafio.
    Pelo segundo ano consecutivo, levamos empreendedores engajados e cheios de animação para a Virada Empreendedora em São Paulo, em maio.
  • Colaboramos com o Food Revolution Day, do Jamie Olivier, movimento que conta com mais de 1 milhão de pessoas pelo mundo. Em Londrina, organizamos um delicioso bate-papo sobre alimentação saudável e bem estar.
  • O case do Juntus foi destaque no Primeiro Encontro Coworking Brasil, realizado em Junho, em São Paulo.
  • Olha a chuva!!! Nossa Festa Junina aconteceu mesmo debaixo de muita água, com direito a forró, canjica, doces tradicionais, cafés especiais e cachorro quente. As crianças tiveram suas brincadeiras garantidas com os recreadores e mais de 120 pessoas vieram se divertir com a gente, algumas trajadas a rigor, outras com guarda chuva em mãos.
  • Apoiamos o Family Day, um evento lindo que chama as familias a ocupar espaços públicos como ruas e praças para um dia de brincadeira ao ar livre. Foi um imenso sucesso.
  • Co-criamos uma cerveja artesanal exclusiva do Movimento Startup Londrina: a cada encontro os participantes opinavam (do sabor ao rótulo) para ter um produto com a nossa cara.
  • Nos reunimos para um bate papo sobre a crise atual e começamos o ano perguntando se ela realmente existia. Em Setembro, fizemos a “repescagem” e voltamos a nos encontrar para perguntar qual era o tamanho, origem e onde estava a saída.
  • Recebemos o StartupChile que veio à cidade convidar o pessoal do Movimento Startup Londrina para se inscrever no projeto de apoio ao empreendedorismo do governo chileno.
  • A Festa de Halloween envolveu doces, travessuras e muitas fantasias – algumas inusitadas, outras excêntricas, todas, porém, engraçadíssimas.
  • Participamos da Semana D – o Festival de Design de Curitiba – que teve sua versão Londrinense fomentada pelo LookUp – Lab de Criação.
  • Com palco no Maximo Villa, reunimos os melhores talentos da cidade para falar sobre a Economia da Cultura… foi épico!
  • Movimentamos a galera para participar do Dia Mundial da Gentileza, em novembro.
  • Apoiamos o lançamento do GDG – Google Developers Group da cidade.
  • Falamos de colaboração no encontro que aproximou espaços de coworking de Londrina e Maringá.
  • Estivemos compartilhando nossa experiência em São Paulo, no Mútua Coworking, num evento exclusivo do Juntus para falar de Plano de Negócios e Perspectivas para 2016.

Ufa!

AMBIENTE

ambiente-juntus

O JUNTUS cresceu também como casa. Cuidamos de vários detalhes: trocamos o telhado e ampliamos a área e chegamos a aproximadamente 1.500 m2: ganhamos mais salas, espaços coletivos e ambientes criativos, tudo co-criado e pensado pela rede.

Em termos de estrutura, ampliamos o cabeamento de rede, contratamos internet em fibra ótica e adquirimos novos roteadores para trazer estabilidade. Nossa Central Telefonica Digital, com maior capacidade, chegou para proporcionar atendimento telefonico ágil, inteligente e personalizado. Além disto, agora temos muito mais salas climatizadas.

SER COWOKER

coworkers-juntus

O significado de ser coworker e estar no JUNTUS nunca foi tão forte como neste 2015. Estarmos juntos gerou um monte de atividades legais, trocas inteligentes e muita produtividade.

O Recreiando voltou para trazer mais conteúdo nos cafés da tarde – durante o primeiro trimestre do ano, em uma tarde por semana os coworkers compartilharam suas experiencias para crescer juntos. O “almoção” virou tradição e foi assim que comemoramos nosso aniversário de 3 anos, com cerca de 50 pessoas dividindo a mesa, suas receitas e as alegrias de construir negócios com propósitos.

Atividades extra-office também se fortaleceram. O tênis de mesa tem ganhado cada vez mais adeptos – “atletas” profissionais ou amadores podem chegar às 17h que sempre vão encontrar alguem para bater uma bola. O grupo da “Poker Night”, após suas 10 primeiras edições, já tem quase 50 participantes e ranking próprio e continua a forjar novos jogadores! Com o patrocinio especial da Melitta, nosso café da tarde foi ganhando cada dia mais adesão para dar as boas vindas a quem chega.

Ainda tivemos muitos sorteios, brindes e o “amigo secreto” de livros entre os coworkers.

PRESENÇA

marca-juntus

Mostrar que #estamosnaarea foi importante e estabelecemos isto em várias frentes. Estivemos nos aplicativos do FILO, BAIXA GASTRONOMIA e em todas as mídias da cidade (Jornais, Revistas, TVs, blogs, …). Enfim, nossas realizações e o jeito Juntus de ser de nossa rede tem conquistado atenção e muitos corações.

Lançamos o Snapchat e começamos a transmitir alguns eventos pelo Periscope. Investimos na contrução de uma nova marca, com a Haus. Realizamos o sonho do lançarmos nosso novo site e este super blog que você está lendo! E ainda fechamos o ano com lindas agendas e cartões postais: um jeito bem próprio de compartilhar nossos valores.

FAZENDO O MUNDO MELHOR

eventos-juntus

Como coletivo de pessoas – com opinião, participação e responsabilidade na sociedade – pensamos e nos preocupamos muito com o impacto que estamos gerando.

Apoiamos a Business Consultoria (empresa junior de administração da UEL) cedendo espaço para trabalharem durante a greve das Universidades.

Através do Movimento ELA, no dia das Mulheres, realizamos ação de coleta de produtos de higiene para aquelas que vivem encarceradas. Sensibilizamos as pessoas à causa do NEPAL, com a participação no Coworking for Nepal e arrecadamos dinheiro para doação às vítimas dos terremotos. Criamos um projeto de sustentabilidade com a ONG MAE. Agora temos composteira, separação do lixo, horta…

Continuamos acolhendo gratuitamente os encontros do Plantão Sorriso – organização cultural formada por atores especializados na arte do palhaço e treinados para atuar em hospitais. A cidade também abraçou o projeto, premiando-os com a Medalha Ouro Verde, uma das mais significativas homenagens do município.
Recebemos a visita de diversas universidades e escolas para conhecer nosso espaço – oferecendo a todos a oportunidade de conhecer o empreendedorismo na prática, partilhar momentos e conversar com quem está nessa ‘aventura”.

Com doações nas inscrições dos eventos, começamos a construir uma Biblioteca Livre, um espaço onde os livros são livres para espalhar cultura e conhecimento por aí. Nossos encontros também geraram mais de 250 quilos de alimentos doados à AME – Associação Mãos Estendidas, uma ONG que tem um trabalho incrível e muito sério, no qual somos felizardos em poder colaborar. Para fechar bem, recebemos o Certificado de Parceiro Transformador do Instituto GRPCOM.

AS PESSOAS

pessoas-juntus

Ah, as pessoas. Sem elas, seríamos apenas uma casa cheia de mesas e cadeiras. Tem que lembrar de muita gente, então espero que dê certo. A chegada dos filhos dos nossos coworkers, os juntinhos Vicente, Lucas e do Lucca trouxeram mais alegria e motivação para nosso trabalho.

A PROSA Consultoria e Cursos trouxe conteúdos exclusivos como Escrita Criativa, Picnic Fotográfico e, em especial, nosso Sarau. E para movimentar nosso dia a dia, recebemos os alunos de pilates, matemática, inglês, espanhol e tantas outras aulas que ficam mais gostosas num ambiente diferenciado.

Com tudo isso, mais de 1000 pessoas passaram mensalmente pelo Juntus, foram realizadas cerca de 300 horas de eventos, consumidos 2500 litros de café e, algo em torno de 120.000 horas de trabalho aconteceram por aqui!

Ah, e para fechar com muita gratidão, tem aqueles que passaram, apoiaram e estão no nosso time – graças a eles, tudo isso foi possível: Marlene, Narumi, Livia, Renata, Karen, Priscila, Heron, Jess, Carlos, Bruno, Mayara, Nicole, Giovana, Jéssica, Sheila, Mariana Matias, Daniel, Anderson, Droopi…

Tudo isso fez com que marcassemos presença em todos os veículos de comunicação de Londrina, seja sobre empreendedorismo, startups, sonhos ou tendencias – fomos matéria, capa e motivo de alegria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *