5 Coisas gentis para fazer no Dia da Gentileza

kindness-heart-image-orgspring

No dia 13 de novembro comemoramos o Dia Mundial da Gentileza. A data é celebrada em boa parte do mundo com vários movimentos. Essa ação global tem a missão de inspirar indivíduos a serem mais gentis, criarem um mundo mais gentil e através disso conectar países e pessoas. Além de estimular todas as nações a criarem seus próprios movimentos pela gentileza.

Mas a gente precisa comemorar um dia pra ser gentil? Hoje, mais do que nunca.

Segundo Samuel Bowles, professor de Ciência Comportamental do Instituto Santa Fe (EUA), o impulso de ser gentil ou altruísta é natural no ser humano e um importante mecanismo evolucionário. Ele defende que, mesmo arcando com um custo pessoal, o ser humano tende a ser gentil por conta dos sentimentos de realização e satisfação. Cada vez mais precisamos evoluir com base em gestos de gentileza e afeto para o próximo.

Então, se você se inspirou, a gente recomenda agora algumas coisas legais para fazer nesta semana – que podem se estender para quando você quiser. Afinal, gentileza é um sentimento e não deve ter data para aparecer.

Renove uma amizade

Todos vamos concordar que nossos amigos são parte significativa de nossas vidas. Por isso mesmo é tão difícil quando a vida acaba nos levando por caminhos diferentes. Se você perdeu uma amizade, não importa a razão, dê-se a oportunidade de restaurar essa relação. Pode ser algo simples: mande uma mensagem ou um pequeno presente à alguém com quem você não fala há muito tempo. Ou convide alguém pra almoçar. Vocês vão gostar de relembrar as memórias que tiveram juntos.

Reconheça seus amigos de trabalho

É sempre gentil agradecer a seus colegas de trabalho quando fazem algo legal ou oferecem suporte, mas você pode ir um passo além reconhecendo quando fazem algo legal que não necessariamente impacta você. Seja a pessoa que reconhece os outros pelas suas conquistas. Isso é motivador no ambiente de trabalho, e é sempre bom ter feedbacks.

Doe algo que não precisa

Acumulamos muita coisa ao longo de nossas vidas. E é tanta coisa que nem tudo vai ter uso cotidiano. Talvez uma roupa que você não use mais seja muito importante para quem precisa de uma roupa nova. Faça um desapego de itens que você não precisa mais entre amigos, colegas de trabalho e instituições locais que fazem esse tipo de coleta.

Leia mais sobre gentileza

Se a gentileza é um ato nobre, dar algo é um ato gentil – mas poucas pessoas têm coragem de pedir o que precisam, por diversos motivos. A artista Amanda Palmer fala sobre essa dificuldade no livro “A Arte de Pedir” (Editora Intrínseca), uma autobiografia onde ela conta sua história e como desenvolveu a arte de pedir como um gesto convidando à proximidade – não é uma questão de pedir, e sim, de deixar as pessoas serem gentis e ajudarem. Vale a leitura!

Ocupe os espaços, ocupe as ruas!

Já que estamos na Semana Mundial da Gentileza, que tal se juntar com mais pessoas que também querem ser gentis? Neste momento acontece a campanha Doe Sentimentos, que vai ocupar espaços públicos em várias cidades e conectar pessoas que doarão seus melhores sentimentos em forma de corações. Provavelmente tem um evento da campanha na sua cidade – basta checar no site deles a agenda. Em Londrina acontecerá aqui no Juntus no dia 14, onde confeccionaremos corações, música, poesia e arte. Venha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *