3 dicas para desenvolver a gratidão

Você já disse obrigado e hoje? A pergunta parece um jargão barato de autoajuda, mas de fato, a gratidão que sentimos e pode dizer muito sobre nossa saúde física e mental. Refletir e expressar gratidão nos torna pessoas mais felizes e também menos estressadas.

E não é apenas achismo. A afirmação é de um dos maiores líderes científicos da Psicologia Positiva e autor do livro “Obrigado”, Dr. Robert Emmons. De acordo com o psicólogo, pessoas que experimentam a gratidão sentem-se mais alertas, vivas, interessadas e entusiasmadas.gratidao

Em um estudo com mais de mil pessoas, com idades de 8 a 80 anos, Dr. Emmons observou que aqueles com o hábito de assinalar coisas pelas quais sentem-se gratos são 25% mais felizes, têm mais emoções positivas, e menos tendência a sentir aqueles indesejáveis sentimentos como inveja, raiva e ressentimento.

Dr. Emmons, também observou que a corrente de emoções positivas causadas pela gratidão fortalece o sistema imunológico, diminui queixas de dores, mantém a pressão arterial mais baixa, estimula a prática de atividades físicas e melhora a qualidade do sono.

Derivada do Latim gratitudine, a palavra significa reconhecer um benefício que se recebeu. Portanto, no âmbito social a gratidão torna as pessoas mais solicitas, generosas, compassivas, com mais tendência ao perdão e à tolerância.

Desenvolver uma postura de gratidão nem sempre é fácil, mas pode se tornar um hábito. E já que hoje comemoramos o Dia da Gratidão, separamos algumas sugestões para reconhecer as coisas boas que acontecem no seu dia-a-dia e desenvolver um coração mais grato:

100 Happy Days

Depois de alcançar o emprego em uma das melhoras companhias do mundo, visitar dezenas de países e mesmo assim não se sentir o cara mais feliz do mundo, Dmitry Golubnichy resolveu criar um desafio no qual a cada dia ele postaria nas redes sociais pelo menos uma coisa que o fez feliz, utilizando #100HappyDays. O jovem observou que os indivíduos simples são os mais felizes, por isso o desafio tem como objetivo fazer as pessoas valorizarem detalhes que realmente importam. Mais de 1.500.000 de pessoas de mais de 200 países já passaram pelo desafio. O prêmio? A gratidão fluindo pelo seu coração! Para participar, acesse o site do 100happydays.

Diário da Gratidão

Sabe aquela caderneta que você nunca rabiscou? Você pode transformá-la no seu Diário da Gratidão. Deixe ao lado da cama e, antes de dormir, escreva uma palavra ou frase de pelo menos algum motivo que deixou seu dia mais feliz. Vale até mesmo escrever uma vez por semana. De acordo com os estudos do Dr. Emmons, os resultados começam a aparecer em apenas dois meses!

Jarra da gratidão

Essa jarra, pote ou caixinha pode ser individual ou para sua família, escritório, etc! Aqui no Juntus já fizemos a nossa e o pessoal já está agradecendo 🙂

jarra-da-gratidão
Jarra da Gratidão
A ideia é parecida com a do diário, mas aqui você deixa o papelzinho no pote e ao final do ano lê um por um, relembrando o bocado de maravilha pelas quais passamos!

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