Blog

Três dias em São Paulo: muita chuva e cursos incríveis

Na quarta-feira da semana passada, dia 16, tomei um ônibus às 23h30 em direção a São Paulo. No dia seguinte, à noite, um curso sobre maneiras de gerar autoridade no LinkedIn estava à minha espera. A expectativa era grande: além de querer aprofundar meus conhecimentos sobre a rede social, eu esperava ansiosamente por conhecer a ComSchool, uma escola que é referência em performance digital, onde o curso aconteceria.

Turma do curso “Como gerar autoridade no LinkedIn”, com Fernanda Nascimento e Murillo Leal!
Cheguei lá pelas 7h30 e cochilei. Passei o dia reconhecendo a cidade, chuvosa, sem muitas possibilidades de passeio ou distrações para quem não estava disposta a gastar dinheiro com táxi/Uber/Cabify e/ou ficar presa em um shopping. Às 19 horas, estava na ComSchool.

O curso foi mediado por Fernanda Nascimento, estrategista de marketing e sócia na Stratlab, e Murillo Leal, londrinense e um dos Top Voices do LinkedIn. Murillo também é jornalista e explodiu nas redes sociais de uma hora para outra, assim, num piscar de olhos. Ele deu algumas dicas de como escrever bem, ter um vocabulário vasto e escolher precisamente os assuntos abordados no LinkedIn. Foi importante para entender que a criatividade é hábito, que pode ser adquirida com prática e estudo, e não é apenas uma questão de talento.

Fernanda também deu dicas valiosíssimas sobre quais informações adicionar ao seu perfil, como deixá-lo completo e maneiras de chamar a atenção do público que você quer influenciar. Além de sorte, ser um influenciador digital exige técnica e estratégia – e isso não serve apenas para o LinkedIn.

Foi importante aprender com quem entende do assunto: Murillo tem cerca de 180 mil seguidores e Fernanda trabalha na área há anos. Aplicar o que foi dito será desafiador, especialmente porque não tenho pretensões de influenciar pessoas no meu perfil pessoal, mas atraí-las para o perfil do Juntus, no qual procuro sempre compartilhar conteúdos relevantes para empreendedores e profissionais de todas as áreas. Estou disposta a encarar o desafio.

Sexta-feira foi um dia praticamente perdido. O curso planejado foi cancelado por falta de quórum e minha visita ao coworking do Google, o Campus São Paulo, foi afetada por inúmeros motivos. Aproveitei para almoçar em uma lanchonete 100% vegetariana recém-aberta na cidade e vizinha de onde fiquei hospedada. Depois, voltei, trabalhei e estudei um pouco. Resolvi repassar os conteúdos aprendidos na noite anterior e me preparar para o workshop do dia seguinte, no qual Maíra Medeiros, youtuber famosa do canal Nunca Te Pedi Nada, compareceria.

FIAP cheia para o Workshop do Bem!
O Workshop do Bem, ação da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), foi mais um bate-papo descontraído que um curso com conteúdos teóricos. Ariane Parra, que também é youtuber, começou como condutora da conversa: apresentou um mini-dicionário de influenciadores digitais, alguns números sobre o YouTube e contou um pouco sobre seu projeto pessoal, o Women Up Games. Nós, os participantes, também assistimos a um vídeo sobre a juventude atual, suas angústias e conquistas, liberdade e autonomia em relação às gerações anteriores e como os jovens percebem a realidade que os circunda. O vídeo é bem inspirador e faz parte de um projeto chamado Mind The Gap, igualmente edificante.

Maíra Medeiros respondeu a inúmeras perguntas dos participantes 🙂
Chegou a vez da Maíra tomar a frente. Depois de contar como foi o início de sua carreira como influenciadora, a youtuber foi bombardeada com perguntas por todos os lados. O humor ácido e a espontaneidade de Maíra fizeram com que a conversa se prolongasse até o fim do evento – e foi muito gostoso! Ela compartilhou histórias engraçadas, alguns truques para se dar bem no YouTube e explicou como funciona a monetização da empresa – e, cá entre nós, é um mundo injusto para quem passa horas e horas trabalhando em gravação e edição.

Mesmo voltado para pessoas que querem crescer com vídeos, o workshop foi útil para entender os limites entre o público e o privado – e ouvir a história de uma pessoa apaixonada pelo universo online que hoje está tão bem colocada na internet (Maíra tem quase 700 mil inscritos só no YouTube!) serve de inspiração para qualquer um com ambições profissionais.

De maneira geral, esta viagem serviu não apenas para que eu respirasse novos ares, mas também para me colocar em contato com redes sociais com as quais eu não estou tão habituada quanto Facebook, Instagram e ferramentas como blog, etc.

É muito válido saber que existem inúmeras possibilidades no universo digital e que posso explorá-las a meu favor e a favor do Juntus!

A seguir, minha intenção é aplicar o que aprendi e pode transformar a realidade e o posicionamento da empresa nas redes sociais. É importante que nossa mensagem alcance cada vez mais gente. Temos potencial para isso! E vamos que vamos.

Inspiração na ComSchool!
(Mais) Inspiração na ComSchol! 🙂

blog comments powered by Disqus