Blog

#2 Campfire: Formação de Equipes

No dia 28/04 rolou por aqui a segunda edição do nosso Campfire e dessa vez o tema foi formação de equipes.

Sendo um espaço colaborativo, aqui no Juntus estamos habituados e fazer, crescer, sonhar e realizar projetos em conjunto com outras pessoas. Mas pra essa troca dar certo, é preciso saber como lidar com as pessoas. Cada um tem uma maneira única de ver o mundo e por as coisas em prática, e se tratando de negócios, conciliar as mais diferentes visões em uma equipe de sucesso é um desafio e tanto.

Uma boa equipe vai além de funcionários ou colegas de projeto: parceiros, sócios, colaboradores e todo mundo que se relaciona diretamente com você ou seu projeto faz parte da equipe realizadora! E pra bater um papo enriquecedor sobre esse assunto, trouxemos 4 super profissionais:

  • André Carlotto, que é especialista em vendas, já passou por empresas como a Knoll, Ranbaxy, Volkswagen, Servopa e hoje é consultor comercial da Integrativo Consultoria. Além disso, é mentor de negócios da Intuel – Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL.
  • Rafael Lopes, empresário desde os 17, já passou por empresas das áreas de logística internacional, vendas, importação de mobiliários, impressão de grandes formatos. Sua maior experiência é no mercado de eventos. Foi sócio da LPR Eventos por 25 anos!
  • Diego Munhoz, especialista em negociação e planejamento estratégico, Diego entende tudo sobre como fazer um negócio dar certo. Hoje ele é diretor comercial da Caemmun – gigante do setor moveleiro e sediada aqui na região.
  • Luciano Matsumoto, engenheiro de Telecomunicações formado pela Poli USP. Empreendedor na área de franquias (Chocolates Brasil Cacau e Mania de Churrasco) – entende tudo sobre ter um time de sucesso. Além disso, é sócio-fundador da startup Doctor Defender. Como voluntário é idealizador do Integranikkey, Vice-presidente da Acel e atual coordenador geral da Expo Japão.

 

Junto com os 12 participantes, os mentores falaram sobre as principais dificuldades, vantagens e desafios de se trabalhar em equipe. Como escolher o melhor profissional para estar ao seu lado em um projeto? Como evitar conflitos entre o pessoal?

Assim como cada pessoa é única em suas características, cada equipe possui suas particularidades.
Conflitos, divergências e negociações devem ser pensadas para cada caso específico, mas existem alguns caminhos facilitadores para tornar esses momentos mais fáceis.

  • Precisamos das pessoas certas para crescer: toda equipe deve ser complementar. Ou seja, não importa quantas pessoas estão na formação, seus perfis devem ser equilibrados para que os conhecimentos e habilidades de um, supram a necessidade do outro.
  • Entender e conhecer o perfil de cada componente evita conflitos. É comum que haja divergências de opiniões em diversas fases dos projetos mas, bater de frente com seus parceiros pode ser arriscado para a saúde do seu negócio. O mais indicado é entender o perfil de cada e analisar como solucionar cada problema.
  • Planejamento Estratégico pode parecer uma expressão manjada, mas é importantíssimo. É sobre olhar o que vem pela frente e medir riscos; para isso alguém mais experiente pode ajudar muito a baixar a ansiedade. Vale a pena buscar olhares de fora.
  • Cuidado com o apego aos negócios. Saber a hora de parar é fundamental, especialmente quando o investimento (de tempo e dinheiro) está se exaurindo antes de ter um produto viável rodando.
  • Será que o que falta é um sócio ou colaboradores? A super dica é entender o que a empresa precisa – e não a companhia que o dono procura. Passar a ver o negócio como algo autônomo das vontades e expectativas do seu fundador é um passo importante para crescer. Independente da escolha, não abrir mão de um bom contrato é essencial para não gerar dor de cabeça lá na frente.
  • E quando a dúvida é sobre sócio ex-funcionário? Nossos mentores orientaram a avaliar o potencial de crescimento que a pessoa vai agregar nessa posição, pois um sócio pode acabar ou alavancar um negócio de vez. Olhar sempre a médio e longo prazo.
  • Para terminar, um resumo de como conduzir equipes: sempre dar feedback, cuidar da rotatividade e conectar as pessoas com o propósito. 

 

 

Bacana, né?
Para quem quiser se aprofundar, tem mais insigths para cuidarem das pessoas:

Indo Além

Mas é claro que esse super encontro não acaba aí – separamos algumas dicas de ferramentas pra você continuar crescendo #juntus!

Ferramentas não servem para solucionar o mundo, mas nos ajudam a refletir e ter um olhar mais completo sobre nosso negócio.

Essa análise de comportamento X desempenho é super bacana para pensamos sobre as pessoas que temos ao nosso redor: como aproveitar bem o potencial humano ao mesmo tempo que garantimos o resultado que precisamos.

É legal colocar nesses campos o nome de todos com quem se relacionam, em qualquer intensidade ou momento – muita sinceridade quando fizerem a escolha de quem campo colocar cada um.

Pessoas com princípios ruins independente de baixo ou alto desempenho vão sempre ser um risco: seja por estar alimentando uma ameaça futura, seja simplesmente desperdício de energia/tempo.
Falando de negócios, deixem elas distante… pode ser uma boa companhia para a cerveja ou o café, mas não tem porque misturar as coisas, né?

Pessoas com bons princípios vão agregar sempre: seja para te dar aquele gás na direção certa. Seja para te tirar de uma fria – quanto te ajuda a ter discernimento.
Se o desempenho é baixo (entrega pouco), apoie o seu crescimentos, identifique os desafios e esteja por perto.
Se o desempenho é alto (produtividade e efetividade), de espaço para que cresça e lidere com autonomia – sempre alimentando o vínculo.

Por fim, estamos falando de pessoas, então, não preocupemse demais em fechar modelos ou regras.
Relacionem-se, conversem, falem com caridade e ouçam com generosidade. Aprendemos juntos que a receita é essa!

 

Dicas de livros: 

Os 5 Desafios das Equipes – Patrick Lencioni

O Efeito Porco Espinho – Manfred F. R. Kets de Vries

5 passos para construir uma grande equipe – e-book Endeavor

 

 

O pessoal da Sine Cera Filmes fez esse super vídeo tease da última edição pra você sentir um gostinho de como foi. E se quiser participar da próxima edição, corre pra reservar seu lugar! As vagas são super limitadas!

Inscreva-se para o próximo campfire aqui.

 

blog comments powered by Disqus