Blog

Converse com estranhos, sim.

É provável que a maioria de nós se lembre de nossos pais dizendo, quando éramos crianças: “Cuidado! Não converse com estranhos!”. Somos criados para pensar que todas as pessoas desconhecidas nos querem fazer mal, mas acredite: a maioria não quer. Não somos ingênuos de acreditar que todo mundo é boa pessoa, mas precisamos treinar a nós mesmos para perceber o outro como indivíduo, tão confuso, imperfeito, inseguro e sonhador como nós mesmos.

4

Isto porque, quando ficamos maiores, percebemos o quanto fazer novas conexões são importantes para formar quem somos. E, no dia a dia no trabalho, conhecer novas pessoas pode ser muito rico.

Ao compartilhar ideias, podem surgir insights fantásticos que talvez, fechados apenas em nosso mundo, poderíamos não ter. Se nos abrirmos um pouco mais, e nos permitirmos conversar com profissionais de outras áreas, por exemplo, vamos ver o quanto o contato e a troca com o outro pode trazer benefícios para o nosso trabalho, e ainda exercitar a atenção, respeito e valorização do trabalho do outro.

Quem coloca isso em prática,  percebe que consequentemente outras pessoas o farão por você, e todo mundo sai ganhando!

 

juntusnocafecomfoto-26

Austin Kleon, no livro “Roube como um artista” afirma que, se não cuidarmos, nosso cérebro fica confortável demais no cotidiano que nos cerca e o desconforto aqui pode ser muito saudável. Precisamos passar algum tempo entre pessoas que têm rotina, gostos, ideias, vontades completamente diferentes do que estamos acostumados.

Se puder escolher trabalhar em um coworking, vai ver o quanto essa experiência pode ser valiosa para você e o seu negócio. Dividir o ambiente com profissionais de outras  áreas e conhecer o seu dia a dia, tomar um cafézinho com pessoas interessantes (e que faz o que você não faz), conversar sobre novas possibilidades, fechar parcerias. Tudo isso pode ser muito recompensador.

Por isso, aproveite os ambientes que está para conversar com “estranhos”, sim!

Saia de casa!

cafe-melita-1

Almoce em um restaurante diferente. Conheça aquele barzinho novo que abriu recentemente. Visite outras empresas. E não se esqueça: abra-se para fazer novas conexões.

Na dúvida de como iniciar uma conexão com estranhos, te dou uma dica valiosa: sorria, e veja o que acontece!

Tenha atitudes de abertura a quem está próximo, perceba (e deixe que a outra pessoa o perceba também), cumprimente, elogie algo que a pessoa está vestindo, puxe uma conversa. Existem inúmeras formas de iniciar uma nova conexão. Se o outro se abrir à conversa, ótimo. Se não se abrir, não desanime a praticar outras vezes.

A simples atitude de abrir espaço para a mudança faz uma diferença absurda em nossa vida! =)

blog comments powered by Disqus