Blog

Como fazer um time que funciona

Você pode ter achado bem ousado esse título (eu achei!), mas, aqui no Juntus, isso é verdade.

Arrisco falar que nosso ‘time funciona’ não porque somos muito especialistas em pessoas, temos programas de desenvolvimento exclusivos ou fazemos treinamentos caríssimos…

O que funciona aqui é que nos preocupamos em cuidar para que cada um da equipe sinta que está onde deve estar, faz o que é deve ser feito da melhor forma e com as pessoas certas.

Eu penso nisso ao contratar alguém, penso todas as vezes que chego no escritório e penso também antes de dormir ao planejar o dia seguinte.

Hoje somos 11 pessoas e recebemos cada um que chega como único: acolhemos suas experiências, expectativas e necessidades e nos ajustamos para que o ambiente de trabalho proporcione crescimento contínuo. Isso não cabe em curso disso ou daquilo.

Na minha opinião, isso é também uma tarefa grande e importante demais para uma única pessoa, seja ela o líder ou gestor de recursos humanos.

Como espaço colaborativo, garantir o olho no olho e preocupar-se verdadeiramente se o outro está feliz é responsabilidade de todos (e para com todos).

E, cá entre nós, pensar sobre a felicidade – ainda mais do outro – não é nada fácil. Envolve abrir mão de conceitos, praticar empatia e compreender outros valores para a partir daí gerar interações que valem a pena.

Para finalizar, preciso lembrar que um time que funciona também erra, encara desafios bravamente e muitas vezes tem vontade de desistir.

Passamos por isso, sim, e talvez muito mais que os outros, porque estamos sempre sensíveis ao que acontece no nosso entorno; mas o senso coletivo de colaborar para que algo maior se realize é bem mais forte que qualquer obstáculo.

Como em tudo que fazemos, a essência deve vir sempre em primeiro lugar. Aqui no Juntus, a essência do nosso time é ser formado por gente que gosta de gente, aqueles que tem como o cuidado como super-poder.

E assim aprendemos muito, através da construção de relações profundas e transformadoras. É um pouquinho mais de como buscamos fazer um mundo melhor para todas as pessoas.

blog comments powered by Disqus