Blog

Aposentadoria em tempos de mudança

Meu nome é Andréa Claudini, sou gaúcha de nascimento e “pé vermelho” de coração.

Fiz graduação em contabilidade e, depois de algumas tentativas frustradas, entendi que abertura de empresas e folha de pagamento definitivamente não era o que eu queria fazer pelo resto dos meus dias. Em 2003 mudei para Londrina e, tão logo cheguei fui trabalhar em um escritório de advocacia que atuava na área previdenciária. Foi amor à primeira vista!

A paixão foi tão grande que me matriculei em uma pós graduação em direito previdenciário A cada aula eu me sentia mais viva, mais cheia de ideias, e com a certeza de que eu faria isso por um século a fio, se preciso fosse.

Durante os módulos da especialização, meus colegas (maioria advogados) descobriram minha facilidade em transformar os caracteres insculpidos nas leis em números e planilhas. Assim surgiu minha principal área de atuação: “Os cálculos previdenciários”Aos poucos fui fazendo um trabalho para um ou outro colega e, a cada dia me debruçando mais sobre a legislação e jurisprudência que envolvia teses e mais teses de revisão de benefícios.

 

 

Até que um dia surgiu um convite: vamos fazer um curso de cálculos! E assim descobri minha segunda paixão à primeira vista: compartilhar conhecimento! A idéia, apesar de inovadora, deu tão certo que passei a ministrar cursos em diversos locais, inclusive na minha terra natal – onde chegamos a ter turmas com mais de cem alunos no auditório da ESA/OAB/RS.

Não bastasse esse fenômeno tão novo e gratificante em minha vida, um belo dia recebo um e-mail da Editora Mundo Jurídico, me convidando para “transformar meu curso em livro”! UAU! A primeira edição, com 1500 exemplares esgotou em pouquíssimo tempo!

Atualmente estou me dedicando bastante ao estudo das aposentadorias dos servidores públicos, pois estas (por enquanto) ainda tem regras bastante distintas daquelas concedidas pelo INSS.

Digo por enquanto, pois que a reforma da previdência, tão falada na mídia, tem como um dos pilares, algo parecido com a “unificação dos regimes”. Além desta mudança, muitas outras devem vir, caso essa alteração na constituição se concretize: teremos um aumento da idade mínima e do tempo de contribuição necessários à concessão dos benefícios. Terá também uma mudança nas regras de cálculo de praticamente todos os benefícios, instituição de um “teto”, idêntico ao do INSS para os servidores públicos, dentre outras.

 

Neste momento de grande insegurança, resolvemos lançar nossa agenda de cursos para esse ano, e começaremos aqui no Juntus, nosso parceiro já há alguns anos. Ao longo deste ano, lançaremos três cursos: “Previdência Social para Iniciantes” (previsto para o mês de maio), “Cálculos Previdenciários – RGPS” (para o mês de junho) e em agosto deveremos lançar “Cálculos Previdenciários – RPPS”, além do sorteio de livros, consultorias e também inscrições para os três eventos.

E agora no final de março, abriremos um bate papo sobre os “Impactos da Reforma da Previdência”, destinado não só aos advogados, contadores e militantes da seara previdenciária, como também aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre as possíveis consequências para sua própria aposentadoria. 

Para ter mais informações sobre esse bate-papo, acesse o evento no facebook e nos contate caso tenha alguma dúvida!

https://www.facebook.com/events/163746274278990/

 

blog comments powered by Disqus