Blog

5 dicas para transformar metas em realidade

5 dicas para transformar suas metas em realidade

Geralmente, nessa época do ano, nós fazemos nossa lista de desejos para o ano. Mas muitas vezes, isso não sai do papel (ou de nossas cabeças). A primeira dica é começar sabendo definir corretamente a sua meta.

1- Saiba definir suas metas

– Defina metas específicas e mensuráveis; Quanto mais clara e objetiva for sua meta, mais focada será a sua ação para atingi-la. Além disso, você precisa conserguir medir seu progresso para saber se seu resultado foi alcançado ou não. Por exemplo: “Quero emagrecer em 2016” não é uma meta clara. Já “vou perder 8kg em 2016” se torna mais plausível. E ainda, “perder 1 kilo por mês fazendo exercícios físicos todos os dias durante 8 meses” é praticamente uma certeza de sucesso!

– Defina metas que são importantes para você; Não por convenção social ou porque o médico mandou. Lembre-se, são as suas metas, você que irá realizá-la e, portanto, se não for motivador para você, será muito mais difícil;

-Seja generoso e honesto com você mesmo! Temos a tendência de ir para o 8 ou 80 nessas horas. Sua meta é possível de acontecer? Está dentro da realidade? Está muito além das suas capacidades? Se desafiar é bacana, mas se exigir demais pode ser perigoso! Podemos ficar desmotivados muito facilmente e desistir logo no primeiro obstáculo.

2- Divida suas metas em “mini-metas”

Uma vez definida suas metas, é necessário agora PLANEJAR o COMO alcançá-la. O que é preciso acontecer para que sua meta seja alcançada?

– A partir da sua “meta grande”, descreva o passo a passo do que precisa acontecer para sua meta ser atingida através de AÇÕES. Por exemplo: “Emagrecer 8kg no ano”. Como? “Através de exercício físico e alimentação saudável”. Qual exercício físico? Quantas vezes na semana? Onde? “vou me matricular na academia e vou 3 vezes por semana”. Quando você vai se matricular na academia? Você já se preparou financeiramente para paga-la?… E por ai vai. O mesmo questionamento pode ser feito para a parte da alimentação saudável. Assim, você chegará a conclusão de que o primeiro passo será ligar na academia e fazer sua matrícula. Então, você não vai acordar para perder 8 kg, terá que acordar para fazer sua matrícula na academia…

3- Defina AÇÕES diárias

Agora que você já tem seu planejamento, precisa colocar datas e prazos para suas ações acontecerem.

-Provavelmente você terá metas diferentes para as diversas áreas da vida: saúde, profissional, pessoal, intelectual, espiritual… Isso sem contar na demanda de tarefas que surgem no dia a dia. Um dica para manter-se no caminho é criar as metas diárias. O que eu vou fazer HOJE para dar mais um passo em direção ao meu sucesso? Por exemplo, para manter meu foco, minhas metas do dia poderiam ser: 1- Escrever 3 páginas do relatório que preciso entregar na próxima semana; 2- Agendar reunião com os clientes; 3- Fazer 1h de academia;

É claro que você irá produzir muito mais que isso no seu dia. Mas, sabendo que essas atividades precisam ser realizadas, você trabalha mais focado e consegue enxergar seu próprio desempenho. Você já terminou o dia com a sensação de que trabalhou, trabalhou e não fez nada? Pois é,  definir as atividades do dia pode te ajudar!

4- Mantenha o foco

Como foi dito, muita demanda surge em nossa rotina, o que pode nos desviar do caminho que traçamos. Por isso, é necessário manter-se focado em seus objetivos.

– Lembretes visuais sempre nos ajudam a lembrar de onde queremos chegar. Escreva na agenda, desenhe em um postit, deixe no seu criado mudo, no celular, na proteção de tela do computador, onde preferir! Isso vai te ajudar a enfrentar as possíveis falta de motivação. Lembre-se: se você sabe o porque, enfrenta qualquer como!

– Não deixe que influências externas te tirem do caminho! Manter o foco é saber dizer Não. E vai precisar abrir mão de um monte de coisa bacana (como aquele bolo de chocolate no meio da dieta). Mesmo que seja necessário reavaliar prazos e estratégias, persista!

-Lembre-se que cada etapa é importante. Normalmente nosso nível de energia na realização da meta vai diminuindo ao longo do tempo. Procure manter-se motivado. Busque atividades que lhe energizem. Isso pode te ajudar!

5-Vá até o final!

Sabe aquele time de futebol que está ganhando e no segundo tempo acha que já é campeão e acaba entregando o jogo?

-Muitas vezes começamos no caminho, mas nos acomodamos quando vemos que “está dando certo”. E ai não alcançamos o resultado que queríamos no início. Considere o jogo ganho somente após o final da partida, combinado?!

-Celebre cada pequena vitória. Mesmo tendo que manter-se focado até o final, não seja tão duro com você mesmo! Todo pequeno passo é importante, celebre e dê importância a todas as conquistas. É muito importante identificarmos os pequenos ganhos ao longo do caminho, para nos mantermos motivados!

E lembre-se:

Você é o único responsável pelo seu sucesso!

blog comments powered by Disqus